segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Minha Avó querida!!

Achei esse escrito antigo no meu blog anterior. Saudade da minha avó demais!!!

27 January, 2004 - 13:22

Ontem dia 26/01/2004 minha avó por parte materna morreu. Acordei com a minha mãe, que tinha acabado de voltar de Goiânia, chorando e pedindo para eu acordar. Acordei e resolvemos ir pra casa da minha tia contar pessoalmente. Ligamos para o Zé, marido dela, e pedimos pra ele deixar a porta aberta. Entramos, contamos e de lá já fomos direto pra casa pra fazer as malas e ir pra Goiânia. Minha mãe não se perdoava por não estar lá na hora, mas conversei com ela, e realmente achava que ela tinha que estar do nosso lado qdo acontecesse isso. Não conseguimos falar com o Camilo, companheiro da minha mãe, e quando ele ligou já estávamos com 1/3 da vigem feita. Pra minha mãe não ter mais preocupações, esperei na metade da estrada e segui viagem com ele. Chegamos lá, e minha mãe estava elétrica, afinal no último mês tentaram furtar a casa umas 3 vezes, sendo que uma conseguiram. Deixamos o segurança na casa e seguimos para o cemitério, um dos mais bonitos que já vi, até porque é padronizado, e não há ostentação. Quando chegou o caixão da minha avó, tinha pouca gente pra carregar, mas pomos na bancada.

Ela estava ali, com aquele semblante de sempre, mas com cara de quem sofreu muito. E como sofreu. Desde o começo da vida levando porrada. Depois de um tempo descobriu que tinha Chagas, reumatismo e pressão alta. Já com (quase todos) os filho encaminhados teve o primeiro derrame. Nada sério e conseguiu se estabelecer. Alguns anos depois teve o segundo, e ficou com metade do corpo paralisada. O terceiro já teve no hospital e terminou de paralisar o corpo. O que mais me dói é que ela sofreu pra cacete. Nada que os médicos davam pra ela dormir ou relaxar surtia efeito. Ela não conseguira ver, ouvir, falar, mas estava consciente de tudo que acontecia e sentia tudo, principalmente dor. Fiquei sabendo que a enfermeira da UTI teve uma crise de choro pelo sofrimento da minha avó, e que o médico disse que em toda sua carreira nunca tinha visto nada parecido.

Eu sinceramente não achava que seria dessa vez, porque ela já tinha passado por tanta coisa que nem me lembro de tudo. Mas foi.

Nunca fui muito próximo da minha avó, no verdadeiro sentido da palavra. Mas sempre gostei muito dela, sempre a achei uma pessoa muito correta, batalhadora e ética. Sempre liguei nas datas especiais e ela sempre deu muito valor a isso. Uma coisa que nunca vou me esquecer, foi uma vez que ela deu R$ 50,00 reais pra mim e R$ 50,00 pra minha irmã, sendo que ganhava R$ 180,00 de aposentadoria. Eu, criança, agradeci como se fosse um presente a mais de natal, sei lá, não dei o valor que o presente merecia, e me arrependo muito por isso. Pra falar a verdade choro toda vez que me lembro disso. Depois que ela morreu caíram muitas fichas. A primeira é de que eu na existiria se não fosse ela, e a segunda é a de que realmente não tratamos os idosos como eles merecem ser tratados. Não que eu tenha destratado minha avó, mas também acho que nunca dei a atenção que ela merecia. Nós “jovens” temos muita impaciência com quem não é rápido e esperto como nós. As histórias e experiência dos mais velhos também parecem desinteressantes. Mas aquele clichê de só darmos valor ao que não temos ou que perdemos é verdadeiro.

Me sinto também a bola da vez cada vez que um familiar morre. Agora por exemplo não tenho mais nenhum avô ou avó. Daqui a pouco vai estar na minha vez. Espero sinceramente que as pessoas tenham mais paciência comigo do que eu tive com alguns idosos. Sei lá, isso é uma merda de falar. Fica parecendo que fui um nazista com a minha avó, mas não foi nada disso; não foi o que eu fiz, foi o que eu não fiz.

No enterro dela fiquei triste pracas, mas alem disso fiquei pensativo com um monte de coisas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tua historia me comoveu.

Perdi minha avoh 4 dias atras e estah doendo muito. A gente fica pensando q nunca fez nada, mesmo q tenha feito.

Eh doloroso.

Espero q vc esteja melhor. Abracos