sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Os bons ajudam a criar os maus!!

Acima: Registro antigo de Elvis me dando umas dicas de como ser um bom Funcionário Público.


Hoje aconteceu a festa de aniversário do órgão em que eu trabalho.

Vi muita gente boa, que trabalha e - sinceramente - dá duro pelo país, misturada aos que "fizeram concurso público e agora estão tranquilos".
E isso me levou a entrar naqueles labirintos de pensamento que de vez em quando entro, o que por sua vez me levou a concluir: grande parte da responsabilidade da situação atual do país também é originada pelas pessoas de bem.

Explico:

Já se criou um conceito no país para funcionário público: preguiçoso e trabalha pouco.
Por mais que venha um: "estou brincando" ou "eu sei que tem gente que não é assim", se firmou uma generalização em cima disso.

Apesar das pessoas que reclamam em sua maioria acharem que o Oásis fica logo ali detrás do balcão do órgão público, elas reclamam da estrutura que esse Oásis quando têm que ser atendidas por ele.

Imagina a cena: 

Fulana: Menina, tô muito irritada. Você acredita que foi no órgão "x" fazer um requerimento "y" e não consegui nem falar no telefone com ninguém?? E tem mais!!! Não consegui ser atendida no final do ano porque o recesso lá foi de 15 (!!!!!!) dias imagina!!

Beltrana: Que absurdo!! Vou te dizer viu!! O jeito é a gente continuar estudando pra concurso!! Ouvir dizer que esse próximo é de nível superior, e lá só se trabalha seis horas, embora minha amiga que trabalha lá só faça no máximo 4!! Além disso eles sempre emendam feriado e dependendo de onde vc cai, dá pra negociar com o chefe de não ir um dia na semana!! Já pensou?  Não é um sonho?

Fulana: Ai quem me dera!! ainda chego lá!! Essa vida de trabalhar que nem louca eu quero é deixar pra trás!!

Será que é só eu que percebo que é esse povo que ajuda a ferrar ainda mais o país. O pior é que tem gente muito boa ajudando a criar essa mentalidade!! O fato de não se receber promoção quando se faz algo de positivo ou quando se bate uma meta simplesmente não pode ser impeditivo para que se faça algo melhor lá dentro.

Tenho muitos colegas que pensam assim, que muito embora tenham também sido doutrinados na cartilha de que no final da conta o caminho do servidor é pendurar paletó pelas pessoas mais próximas, não se contentam e vão atrás da melhora - vencendo cada carimbo e cada colega que entrou na "tranquilidade que pediu a Deus".

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa...é isso mesmo