quinta-feira, 19 de junho de 2008

Leadbelly




22/08/2003 - 04h34
Folk de Leadbelly empresta voz à arte vinda das penitenciárias
GUILHERME WERNECK
da Folha de S.Paulo
A atração pela música original criada dentro das prisões tem início bem antes do surgimento do rap. Um artista central para a divulgação dessa música que combina desespero e esperança é o americano Leadbelly.
Descoberto pelo folclorista John Lomax e por seu filho Alan, em 1933, em uma prisão estadual da Louisiana, Huddie "Leadbelly" Ledbetter é um dos primeiros cantores de blues a cativar um público branco, já nos anos 30.
Mais tarde, seu blues influenciou boa parte da geração de roqueiros e músicos folk dos anos 60, de Bob Dylan a Rolling Stones.
Uma das melhores compilações de canções de Leadbelly, "Take This Hammer", quinto volume da série "The Secret History of Rock & Roll", chega agora ao Brasil.
O disco reúne 26 faixas gravadas em 1940 para a RCA, em dois grupos de canções. O primeiro compila faixas em que o cantor é acompanhado pelo grupo vocal Golden Gate Jubilee Quartet. O interessante do encontro é a contradição entre o cantor marginal e um grupo de relativo sucesso, que se apresentava de smoking para platéias brancas. Mas o casamento dos dois é sublime e produz uma das melhores gravações do clássico "Midnight Special".
O segundo grupo de canções reúne gravações solo do cantor, acompanhado somente por seu violão. São folk blues de Leadbelly e canções tradicionais, em interpretações antológicas.
Remasterizado com capricho, o álbum é essencial para quem ama o blues e o folk.

Nenhum comentário: