quinta-feira, 20 de março de 2008

O que o Lula está fazendo com o Brasil

Trecho da reportagem sobre os males dos programas de auxílio à África
"Mas a pior conseqüência desse auxílio é que ele paralisa a auto-iniciativa e encoraja uma verdadeira mentalidade de mendicância tanto entre os poderosos quanto entre os impotentes. Todos esperam uma força externa para resolver o problema; todos estão esperando que chova esmolas sobre as suas cabeças em uma espécie de "culto aos cargueiros" moderno. Há alguns anos, fui abordado por um prefeito de uma pequena cidade moçambicana que me entregou uma lista e exigiu: "Preciso de cinco caminhões, um trator de esteira e algumas toneladas de cimento". Tal atitude é produzida pelo bom samaritanismo, e pode ser observada em todos os estratos da sociedade, das crianças de rua aos presidentes. Paradoxalmente, ela é reforçada por medidas de sucesso. Um padre em Mathare, uma favela de Nairóbi, contou-me uma história típica. Depois que a organização filantrópica da sua igreja recebeu água encanada e teve torneiras instaladas, um velho reclamou: "Mas quem vai me pagar quando eu carregar os baldes cheios d'água de volta para o meu barraco?"

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que na África tem sindicalistas e grevistas?