sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Surpresas da Vida


Nós temos medo do desconhecido. Senão medo, um grande desconforto.

Pensando toda a evolução humana, a gente percebe que grande parte das coisas e inventos são para tornar nossa vida positivamente previsível. Estações do ano são para tornar o clima minimamente previsível; meses e horas tembém; refeições definidas nem se fala; daí podemos viajar por uma série de previsibilidades: valores de referência (como taxas sanguíneas por exemplo), previsões econômicas, registro de experiências para utilização como base para o futuro (previsões por exemplo)... tudo isso mostra nossa verdadeira fobia às coisas incertas.

Mesmo as pessoas que não gostam da mesmice, usam suas experiências e fazem uma previsão de que padrão de comportamento gerará um resultado incerto - até a incerteza, nesse caso, não deixa de ser previsível.

Com base nessa fortaleza de dados e certezas, construímos nosso cotidiano. Assim, temos as """certezas""" sempre do nosso lado, fazendo da nossa vida um mar de conforto.

Agora, o que acontece quando uma de nossas certezas ou previsões simplesmente se desmontam na frente dos nossos olhos? Quando nossos planos simplesmente desmoronam? quando algo que você considerava fato simplesmente vira uma mentira?

Das coisas mais bobas, como uma derrota no esporte, até as mais sérias, como uma apunhalada de um amigo, você fica se perguntando o que aconteceu sem que você percebesse para que aqueles resultados acontecessem.

O resultado das coisas inesperadas geralmente é o sofrimento, que em maior ou em menos grau causa uma tristeza indesejada.

É nessas horas que você pensa: o que é certo na minha vida? Porque isso aconteceu? Porque desse jeito?

É aí que você começa a vislumbrar o que realmente é absoluto: Deus!!

Por mais que dê voltas, é Deus que nos dá o conforto necessário nessas horas. Seja através de coinscidência - que dizem ser o apelido preferido Dele - ou através das pessoas que realmente gostam de você.

Passei por um momento muito difícil ultimamente: em um curto espaço de tempo as incertezas tomaram conta de mim. Dois problemas bem sérios de saúde em minha família mais próxima (graças a Deus um foi superado) e uma apunhalada de uma pessoa que absolutamente NUNCA eu esperava.

De repente quanto me julgava o mais perdido dos seres humanos, me aparece meu queridíssimo amigo Cláudio e me passa a seguinte passagem da Bíblia:

"Se adquirires um amigo, adquire-o na provação, não confies nele tão depressa.
Pois há amigos em certas horas que deixarão de o ser no dia da aflição.
Há amigo que se torna inimigo, e há amigo que desvendará ódios, querelas e disputas;
há amigo que só o é para a mesa, e que deixará de o ser no dia da desgraça."


Qual não é minha surpresa quando minha namorada, sem saber da apunhalada, me manda um trecho de um salmo - que não me lembro agora - que tratava exatamente do que eu estava passando no momento!!!??


Essa experiência só me provou que não podemos nos apegar as nossas certezas de forma tão intensa, simplesmente porque elas nem chegam perto do que é realmente absoluto: Deus. Ao invés de desespero, ódio ou tristeza sinto apenas paz, confiança e gratidão.


Obrigado Deus e obrigado a meus verdadeiros amigos.


"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro." Eclesiástico 6, 14.

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso ao cara FORÇA!!! Você é tão protegido por Deus, que simplesmente ele deve ter desviado o falso amigo de sua vida!

Unknown disse...

Não tenha dúvida alguma que Deus está ao seu lado!!! E cada uma dessas provações são permitidas pra te deixar mais forte, mais maduro!!!

Com certeza, Deus cuida de cada detalhe da nossa vida!! Muito temos a aprender com tudo que nos acontece!!!
Tenho pena dos que não buscam esse "conforto" como vc disse! Que vida deprimente devem viver!

Queria dizer que aprecio muito nossa amizade! Deus te deu de presente um dom especial com as palavras!!! Continue utilizando-as para lembrar as pessoas o valor que Ele tem em nossas vidas!

Rezo para que tudo esteja melhor e que vc aprenda tudo que tem a aprender com os sofrimentos que lhe são permitidos!!!!

Abraçossss